
As fórmulas para lactentes não são produtos estéreis. Assim sendo, para evitar o desenvolvimento excessivo de micróbios, não é recomendável preparar os biberões com antecedência. Por exemplo, se estiver a planear ir dar um passeio, talvez prefira manter quente o volume necessário de água no biberão (usando um “termo”) e adicionar o pó mesmo antes da refeição.
Caso ainda reste leite no biberão, deve ser utilizada no prazo máximo de uma hora. Não guarde a fórmula restante, uma vez que as bactérias se desenvolvem rapidamente. Não hesite em deitar fora o resto.
Aconselhamos que lhe dê o leite a uma temperatura de cerca de 37 ºC (a mesma temperatura que o leite materno e o corpo humano). Quando usar água da torneira, deve fervê-la e depois deixá-la arrefecer (até aos 40 ºC) antes de reconstituir o leite no biberão. Quando usar água mineral, é preferível aquecê-la até aos 40 ºC para simplificar a dissolução do leite. A solubilidade é melhor aos 40 ºC. Verifique sempre a temperatura do leite no pulso antes de o dar ao seu bebé.
Não recomendamos voltar a alimentar os bebés com um biberão por terminar devido aos micróbios. As bactérias multiplicam-se rapidamente no leite e o biberão pode ser o substrato ideal para elas. Portanto, não hesite em deitar fora a porção restante.
Aviso importante:
O leite materno é o melhor alimento para os lactentes. Uma boa alimentação materna é essencial para preparar e manter o aleitamento. Se o aleitamento não for possível, pode-se utilizar uma fórmula para lactentes conforme as recomendações dos profissionais de saúde. A preparação inadequada de qualquer fórmula para lactentes pode colocar a saúde do seu bebé em perigo. O movimento e a brincadeira são essenciais ao desenvolvimento do seu filho.